segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Compartilhando acervo fotográfico de minha família......Moraes Cunha, Ferreira.......


A criança no colo de umas das Canjane e´o (Lin ,Franklin ) , filho do Tio Pedro casado com Tia  Cristina .

Sr. Franklin Deocleciano Ferreira ,fazendeiro ,membro da Junta Republicana de Piracaia.Nascido em 1868.Esta foto foi tirada em São Paulo,a Rua Direita-numero 9....cidade sempre visitada por ele.No verso desta foto....além das anotações acima....foi registrado.....Eu tinha 22 annos.....ah meus 22 annos.Piracaia 1889.....O Sr Franklin nasceu em Piracaia e faleceu em Atibaia,aos 73 anos em 10-11-1940.Era filho de Ananias Deocleciano Ferreira e Maria Josefa Almeida.Seus avós maternos :Antonio Joaquim  Almeida e Miquelina de São José Ferreira de Almeida...e paternos......Joaquim Gonçalves Ferreira e Ana Umbelina de Paiva .Bisvós paternos ....Capitão Gaspar José de Paiva ( advogado e chefe político em Campanha) local que faleceu em 19-8-1879,sendo que sua esposa faleceu em 6-7-1878.Seus trisavós paternos....Joaquim Ferreira Gonçalves ( Baependi) nasceu em  18-3-1779 faleceu em 16-3-1845....e Joaquina Maria de Jesus.Tetravós paternos.....José Carvalho da Silva e Angela Maria de Jesus....ufa...... Pentavós .....Domingos de Carvalho Maran e Antonia Paes da Silva.........Hexavós...Marcelo Rodrigues de Távora e Andressa Leme(Baependi).
O Sr Franklin casou-se em 14-9-1939...e desquitou-se em setembro de 1939.
São seus filhos- Laura Ferreira casada com Getúlio Baptista,Américo Franklin Ferreira ,casado com Henriqueta Canjane, Asclepiades F. Ferreira casado com Maria de Lourdes Alves,Maria de Lourdes Ferreira casada com Theodomiro Moraes Cunha,Maria Auxiliadora Ferreira que também e Maria Aparecida Ferreira,não sei porque,casada com Cézar Moraes Pontes ,Pedro Franklin,casado com Cristina Milaneli,Salvio Ferreira casado com Albertina da Silva,Franklin Ferreira ,faleceu criança,Joaquim  Franklin Ferreira ,falecido criança e José Franklin Ferreira ,falecido aos 23 anos em 4 -9-1922.Recordo-me de minha avó Maria de Lourdes lamentar muito o falecimento de seu irmão muito jovem....a quem cuidou até seu ultimo suspiro........ele caiu  de um  cavalo . machucou-se muito ...e depois teve várias consequências em sua saúde....Foram 10 filhos .

Aqui deixo a minha homenagem a minha prima Ginca ,filha de Laura e Getulio que fez este resumo ....a minha prima Ana Maria que gentilmente se desfez deste documento , após o falecimento de sua mãe Maria José .....Zuza....que residia em Brasilia...e repassou para mim...  Gosto de histórias da família e acho muito importante repassar informações para as gerações futuras.Por exemplo minha avó sempre dizia que o Sr Franklin chegou a experimentar o Guaraná...e dizia sempre que o bebia....e´tão bom o guaraná que no céu deve ter tambémmmmmmmm. ...Históriassss antes de 1940....curtam.....com carinho Regina Maura


Jardim da Luz -São Paulo-11 de junho de 1919,Sr Franklin Deocleciano Ferreira em visita a cidade......São Paulo.

Sr Franklin e Sra Georgina Almeida Ferreira( nascida em 7 de dezembro de 1872 em Piracaia e falecida em 9 de setembro de 1950 em Tremembé )

Maria de Lourdes Ferreira de Moraes e sua irmã Laura Ferreira Batista.

Maria de Lourdes Ferreira  com 15 anos.

Theodomiro Moraes Cunha em Piracaia -1909

Theodomiro Moraes Cunha com grupo de alunos da escola primária em Piracaia....foto sem data.

Foto de 1907,das alunas do curso primário de Piracaia...entre elas minha avó Maria de Lourdes Ferreira.

Sr. Juca Moraes ...foi prefeito em Piracaia......foto sem data.

Sr Frankilin numa foto descontraída com sua familia. e amigos...Maria de Loudes com seu esposo Theodomiro ,Jacira Candelária, Maria Aparecida (Lica ) Asclepiades ( Didiu ), Américo Franklin,Joana Moraes Dias...irmã de Theodomiro......Gertrudes Moraes ( Dica ) entre outros......

Asclepiades,Américo,...senhoritas da familia Canjane.......uma menina não reconhecida e Lica.

Nesta foto muito antiga..... que deve ser em 1905...reconheço o Sr Juca Moraes com seu filho Theodomiro encostados na porta do imóvel.

Nesta preciosidade ,com data de 27 de julho de 1919, tem as seguintes anotações...Alzira Herdade,Maria Santanna,Maria de Lourdes Ferreira,Marietta Herdade,Jacyra Candelária,Mary Tavares,Maria Auxiliadora Ferreira....que também era Maria Aparecida Ferreira,não sei porque......a Tia Lica.....Piracaia.

Fotografia sem informação

Sr Juca Moraes com idade avançada com seus filhos e netos ,genro.nora.....reconheci.....Tio Nico, Tia Joana , Vovô Theodomiro,Tia Zezé, Tia Dica,... Sebastião , Tia Nina, Filomena,  Maria Inês .aguardo maiores detalhes dos meus amigos memorialistas como eu....para reconhecer a meninada... 

Da esquerda para a direita...Lica , Jacyra Candelaria.........na Praça Matriz

Elegantes senhores e crianças reunidos informalmente ...entre eles meu avô Theodomiro Moraes Cunha.....1920...aproximadamente.

Acho que o motorista e´um dos filhos de Franklin Deocleciano Ferreira......não há anotação no verso da foto.

Sr Franklin com suas filhas, Lica e Maria de Lourdes...provavelmente a menina e´sua neta......mas não tenho informação correta.....

Sra Georgina Almeida Ferreira,com seus netos Benedito Roemer ,e Maria José  ( Zuza ) e uma de suas irmãs....será Etelvina????????

Foto tirada no Jardim da Luz em São Paulo....o moço da esquerda tem semelhança com Lutero Ferreira ....Salvio...filho de Franklin D. Ferreira

Casal Maria de Lourdes e Theodomiro Moraes Cunha...acompanhados dos filhos ...Hercy e Theodomiro ( Théo )



Lageado...1945....H ercy,Neli Arnoni ......Théo, Roemer.....passeando em Piracaia...não reconheci outras pessoas....





 Orlando,Regina ,Yolanda ,Hercy e Sebastião...praça Matriz de Piracaia em 1947.




Foto da Sra Georgina  muito jovem    .....em 1889.
Sra Georgina Almeida Ferreira acompanhada de uma de suas irmãs .. na foto acima......talvez seja Etelvina.......o senhor que se encontra no meio das duas.....não sei quem é......na janela ao fundo da foto reconheço minha queridíssima prima Maria José ( Zuza)....A Sra Georgina Almeida Ferreira nasceu em Piracaia em 7- 12-1872 e faleceu em 9-9-1950 em Tremembé da Cantareira .Era filha do Professor Antonio Ferreira de Almeida ,1827-1882, falecido aos  55 anos.Sua mãe era a  Professora
Francisca Emília Gonçalves ,falecida aos 55 anos .
Seus avós paternos eram ,Joáo Corrêa de Almeida ,nascido em 1779 e falecido em 7-7-1844 e Iria Zeferina de São José Ferreira.Os avós paternos, Joaquim José da Silva Barroso e Catarina Gonçalves do Espirito Santo.Bisavós paternos ,Pedro de Oliveira Machado e Dorotéia Corrêa .Esta última era irmã de Dona Leonor de Oliveira Franco ,a fundadora e doadora das terras Piracaienses.


4 comentários:

  1. A foto da Sra Georgina foi tirada na Rua Direita numero 9 em São Paulo...no mesmo dia, o Sr Franklin também tirou uma foto.....acredito que era um costume ..... para enviar e oferecer aos parentes e amigos .....não tinha a Internet ..... maquinas modernasssss.eram criativos....e vaidosos.....

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que maravilha encontrar esta foto. É de uma irmã da minha bisavó, Margarida Ferreira Gonçalves, mãe da minha avó Maria Candida.Minha mãe era Maria Elisa, nascida em Joanópolis em 1916.


    Eu sou Maria Jose

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que maravilha encontrar esta foto. É de uma irmã da minha bisavó, Margarida Ferreira Gonçalves, mãe da minha avó Maria Candida.Minha mãe era Maria Elisa, nascida em Joanópolis em 1916.


    Eu sou Maria Jose

    ResponderExcluir
  4. Boa noite tenho uma dúvida, me chama no whatsapp? (21)964666823

    ResponderExcluir